Buscar
cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry

Colunas

Matérias Anteriores

Colunas

Sobre o Animagic

Sobre o Animagic

Animation Animagic - o site pioneiro com notícias da animação no Brasil!

Em 25 de fevereiro de 2001, o Animagic entrou online com duas temáticas básicas: a primeira foi abrir espaço à animação ocidental, dando preferência às produções Disney, DreamWorks, Warner, Pixar, Sony, Aardman, etc. A segunda foi prestigiar a animação tradicional (também chamada de "2-D" ou "feita à mão"), por isso mesmo menos espaço fora destacado para produções com animação computadorizada, o que com o tempo foi ganhando mais espaço. Ainda em 2001, o Animagic deu seu primeiro salto com o especial Tributo a Walt Disney e a Arte da Animação. Nele, alguns dos principais animadores da atualidade colaboraram com reflexões sobre o centenário de Walt Disney e o que isso significava para a animação. O sucesso foi tanto que uma segunda edição desse Tributo foi lançada pouco tempo depois. O Animagic ganhou destaque no jornal Folha de S. Paulo no dia do centenário de Walt Disney em 5 de dezembro de 2001.

De 2002 para 2004, o Animagic teve um enorme salto na audiência, e contribuiu com vários furos de notícias. Você sabia, por exemplo, que o Animagic foi o primeiro site de animação a divulgar que a Pixar estava produzindo um filme estrelado por carros, na época chamado "Route 66"? O filme em questão é "Carros". Além disso, foi um dos primeiros a destacar que o filme "Sweating Bullets" teria seu título mudado para "Home on the Range" (Nem que a Vaca Tussa). Outro grande destaque foi o especial "Destino" sobre o curta-metragem de Walt Disney e Salvador Dalí que foi divulgado em diversos sites, inclusive o Save Disney (de Roy E. Disney) - que promoveu a campanha para pedir mudanças no gerenciamento da Disney. O Animagic foi destaque em diversos sites internacionais de entretenimento e/ou cinema como Aint-It-Cool-News, Dark Horizons, LaughingPlace.com, Animated-News, Animated-Movies, Cartoon Brew, entre outros.

2004 viu o fim de uma era quando a DreamWorks desistiu de produzir novos animados tradicionais, assim como a Walt Disney Feature Animation, que lançou seu último filme nessa técnica - "Nem que a vaca Tussa". Desde então, o Animagic dedicou mais espaço aos futuros lançamentos com animação gerada no computador (o chamado CGI). Também iniciou a cobertura de notícias relacionadas ao universo dos animes e quadrinhos.

Além dos encontros com fãs de animação, que se reúnem de tempos em tempos para conferir as estréias animadas, o Animagic passou a cobrir eventos e pré-estréias de filmes. Com destaque para a Expo Mickey - exposição em homenagem ao Mickey Mouse, e o Festival Internacional de Animação Anima-Mundi em São Paulo. O Animagic ganhou se espaço próprio em maio de 2006 com direito a um novo projeto gráfico, com mais espaço, estabilidade e credibilidade.

Linha do tempo Animagic

25/02/2001 - Surge o site Animation Animagic - o site pioneiro com notícias de animação no Brasil (o site era hospedado no portal HPG)

março/2001 - Estréia a seção mais popular do Animagic, "Por trás da Mágica", com informações e curiosidades sobre os bastidores dos filmes. Estréia também "Em Produção", com informações de futuros filmes, ainda em produção. O Animagic também comenta os vencedores do Oscar, momentos após os anúncios.

5 de dezembro/2001 - No centenário de Walt Disney, o Animagic publicou um tributo especial coletando lembranças de diversos artistas da indústria da animação, que gentilmente escreveram para o site: Michel Gagné, Raúl Garcia, David Brewster e Christophe Vacher. Também foi publicada uma entrevista exclusiva com o compositor e letrista Stephen Schwartz, ganhador do Oscar por "Pocahontas" e letrista de "O Corcunda de Notre Dame. Foi responsápelo pelas canções de "O Príncipe do Egito" na DreamWorks.

15 de janeiro/2002 - O sucesso do Tributo a Walt Disney e a Arte da Animação teve tanto sucesso que ganhou segunda edição com depoimentos de Floyd Norman (agora premiado com a homenagem "Disney Legends"), o animador Tahsin Özgur (ex-animador do estúdio Disney da França) e a animadora Bronwen Barry.

2003 - Especial "Destino" - curta-metragem de Walt Disney e  Salvador Dalí. O Animagic ganha mais destaque em sites internacionais.

2004 - O Animagic publica mais notícias sobre animes, quadrinhos e filmes com animação usada como efeito especial.

2005 - Cobertura de eventos como Expo-Mickey e Anima Mundi.

27 de maio de 2006 - Última atualização do Animagic no Portal HPG

28 de maio de 2006 - O Animagic ganha domínio próprio, novo projeto gráfico e novidades.

25 de fevereiro de 2007 - O Animagic completa 6 anos. Somando a audiência do novo site com a versão que permaneceu no HPG, o site teve mais de 1 milhão e 500 mil acessos de leitores interessados em animação.

25 de fevereiro de 2009 - O Animagic complea 8 anos com quase 2 milhões de visitas!

Criador e editor do Animagic

Celbi Vagner Melo Pegoraro - Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É pesquisador de animação e parques temáticos Disney desde a adolescência, com base em coleção iniciada em 1986. Em 2001, criou o Animation-Animagic. Entre 2005 e 2006, atuou como bolsista pesquisador do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic/Mackenzie) com a pesquisa "A Comunicação e as Transformações do Espaço-Tempo: Uma Análise da Aceleração do cinema de animação". Foi colaborador do livro "Walt Disney, um século de Sonho" e foi co-autor de alguns volumes da série de livros  "Walt´s People: Talking Disney with the Artists who knew him".

Conheça quem faz o site no Expediente.

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.