Buscar
cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry

Colunas

Matérias Anteriores

Em Produção

Livros Disney (e animação) - autores A a C

Livros Disney (e animação) - autores A a C

Por Celbi Pegoraro (10/12/2006)

Nesta página está disponível a bibliografia Disney (e de animação) da minha coleção. Minha pesquisa gira em torno dos filmes animados, parques temáticos e administração Disney. Mas tenho comprado livros sobre outros assuntos como quadrinhos, filmes live-action e outros estúdios. 

A lista de livros* (a maior parte comprada a partir de 1997), possui dados informativos da edição: autor (em ordem alfabética), editora, ano de publicação, número de páginas, formato (Hardcover ou Paperback), e quando possível, a capa é disponibilizada. Logo abaixo, estão a descrição e os meus comentários em relação aos livros.


A - C / C - G / G - M / M - S / S - Z


Allan, Robin: Walt Disney and Europe.  Ed. Indiana; 1999 - 304 pags - (Paperback)
Robin Allan é um historiador Disney muito conhecido, e este livro é uma extensão de sua tese de doutorado. O interessante do livro é que ele é focado na inspiração européia que tiveram os filmes animados de Disney (incluindo até parques temáticos). Um capítulo bem legal é o "The Experimental Forties" que trata, é claro, da situação do estúdio nos anos 40. Além de várias fotos e imagens de inspirações européias, o livro contém um apêndice com várias informações sobre segmentos planejados para uma seqüência de "Fantasia" (1940) e de outros filmes descartados de origem européia. O livro tem uma linguagem mais acadêmica.

Art of Disney, The. (Catálogo de arte) - 2006 - 244 pags (paperback)

Catálogo da exposição de "The Art of Disney" realizada em Tóquio (Japão) em meados de 2006. O catálogo apresenta o material da exposição. Desde a arte original que se imaginava perdida, mas encontrada nos porões da Universidade de Chiba, até novos materiais da animação Disney emprestadas pela Animation Research Library. O catálogo foi vendido exclusivamente no Japão, mas algumas dezenas de cópias foram compradas pela Disney e revendidas na Califórnia. Grande destaque para conceitos e arte dos filmes da década de 1950, especialmente "A Bela Adormecida".

Atlantis: The Lost Empire - The Illustrated Script (Abridge): Ed. Disney Editions - 2001 - 128 pags (Hardcover)
Infelizmente não foi lançado um livro de arte sobre o animado "Atlantis", e bem que deveria (acho o filme muito bonito). O livro traz o roteiro do filme (faltando alguns pequenos pontos pois o livro foi editado antes do final da produção), mas tem também anedotas curiosas dos diretores e produtor sobre a produção do filme. Também estão disponíveis alguns sketches, desenhos de pré-produção e imagens finalizadas. O livro é legal mas merecia mais cuidado.

Bailey, Adrian: Walt Disney´s World of Fantasy. Adrian Bailey - Ed. Abrams; 1984 - 256 pags. (Hardcover)
Foi o primeiro livro que comprei quando tinhas uns 9 anos (por volta de 1989 ou 90). Não é um livro muito preciso, e o texto muitas vezes é escrito como se fosse um diálogo com os personagens. Apesar do texto ser muitas vezes vago, o livro apresenta belas e raras fotos da Disneylândia, de filmes como "Bambi" e pôsteres como o de "Branca de Neve" (o de 1937 e 1987). Para o meu desespero, "O Caldeirão Mágico" nem é citado.

Barrier, Michael J.: Hollywood Cartoons - American Animation in Its Golden Age. publicado pela Oxford University; 1999.  650 pags
Mike Barrier é um famoso historiador de animação e expert em Carl Barks. Foi também editor-chefe da revista "Funnyworld", especializada em animação e quadrinhos. Este livro faz um apanhado detalhado e profundo da animação nos EUA durante a era de ouro, desde a fundação dos estúdios até o chamado declínio nos anos 50.

Barrier, Michael: The Animated Man - A Life of Walt Disney - publicado pela University of California Press; 2007. 411 pags (Hardcover)
Boa biografia escrita pelo sério historiador Michael Barrier. Traz a história de Walt Disney a partir de fontes mais precisas com base em pesquisa realizada anteriormente para o livro Hollywood Cartoons. O autor fez uma pesquisa aprofundada, e o resultado é um texto leve e interessante.

Beck, Jerry; Friedwald, Will: Warner Bros. Animation Art. Beaux Arts Editions; 1997. 246 pags.
Enorme livro-catálogo com inúmeras imagens (e exemplos) da animação Warner Bros. Desde os primórdios dos Looney Tunes e Merrie Melodies, até as séries mais "modernas" como "Batman, "Tiny Toons", "Animaniacs", etc. O histórico do estúdio no início (traçando até um paralelo com Disney) é excelente. Sugestão para quem curte os personagens e animação Warner.

Canemaker, John: The Art and Flair of Mary Blair. Hyperion; 2003. 110 pags
Uma excelente dica para quem aprecia a arte de Mary Blair, um dos maiores talentos da era de ouro da Disney. Com uma grande quantidade de imagens e pinturas nunca antes vistas, este livro é muito recomendado. Especialmente para quem curte o uso das cores nos animados dos anos 40 e 50.

Canemaker, John: Before the Animation Begins - The Art and Lives of Disney Inspirational Sketch Artists.  Hyperion - 1996 - 210 pags. (Hardcover)
John Canemaker é simplesmente um dos melhores autores na hora de pesquisar assuntos relacionados a história da animação. Desta vez, ele apostou num livro que aborda os artistas que trabalham com os rascunhos, esboços, pinturas - os artistas que muitas vezes dão o clima, o tom de um filme. Dividido em cinco partes, o livro aborda a vida pessoal e artística de cada personalidade. A Parte II, por exemplo, possui textos (e imagens) de artistas da "Era de Ouro" da animação - conhecemos mais sobre Joe Grant, James Brodero, Kay Nielsen (que foi a inspiração para o segmento "Uma Noite no Monte Calvo" de Fantasia e A Pequena Sereia. e uma parte apenas sobre "Fantasia". Na Parte III, Canemaker apresenta as grandes mulheres do estúdio, incluindo Bianca Majolie (que criou os esboços de "O Soldadinho de Chumbo" usados em "Fantasia 2000") e Mary Blair. O destaque da Parte IV, que retrata quatro artistas, está em Eyvind Earle (o artista por trás daquele estilo medieval dos cenários de "A Bela Adormecida") e o fantástico Ken Anderson - responsável pelo estilo artístico de filmes como "101 Dálmatas" (que não agradou a Walt Disney), "A Espada Era a Lei" e os longas dos anos 70. É de Ken Anderson também o design do dragão Elliot de "Meu Amigo, o Dragão". A Parte V do livro aborda a mais recente geração de artistas na Disney: Mike Gabriel, Michael Giaimo (diretor de arte de "Pocahontas"), Andy Gaskill (diretor de arte de "Aladdin", "Hercules" e "Planeta do Tesouro"), Hans Bacher (designer de produção em "Mulan"), Chris Sanders (Lilo & Stitch), além dos veteranos Glen Keane e ultra-veteranos como Joe Grant e Vance Gerry (que ainda trabalham no estúdio). Seria interessante o John Canemaker fazer uma continuação desse livro.

Canemaker, John: Walt Disney´s Nine Old Men & The Art of Animation. Ed. Disney Editions - 2001 - 310 pags - (Hardcover)
O assunto não poderia ser mais especial: os "nine old men" - o grupo de nove animadores responsável basicamente pelo visual dos animados Disney. O maior ponto positivo do livro é sua honestidade. São citados os dramas, as amizades, as rivalidades e os problemas no estúdio - podemos ver como Ward Kimball foi um tanto rejeitado pelos colegas, como Milt Kahl era um grande desenhista e animador mas também explosivo com seus colegas o que o levou a uma aposentadoria (também explosiva) durante a produção de "Bernardo e Bianca" (ele cita ter odiado os crocodilos e a comédia imposta aos vilões). Também nos é mostrada a grande arte e história trazido por Marc Davis e os grandes animador Frank Thomas e Ollie Johnston. Na minha opinião seria mais legal se cada um dos animadores desse grupo tivessem seu próprio livro, pois sua história e arte são fantásticos. Apesar deste livro ser ótimo, ele poderia conter mais ilustrações - mas posso dizer que ele é a companhia perfeita para o livro "The Illusion of Life" (escrito por dois do grupo: Frank e Ollie)  que é repleto de imagens de todos os antigos animadores.
Cada um dos "nine old men" possui seu capítulo próprio, e o destaque vai para o de Milt Kahl - sem dúvida o melhor capítulo do livro, com grandes revelações e imagens de suas criações (Shere-Kan, Medusa, entre outros). Além disso, cada capítulo é recheado de comentários de vários animadores entrevistados especialmente para o livro, incluindo Glen Keane, Andreas Deja, Dale Baer, Don Bluth, John Pomeroy - além dos filhos dos animadores.
Não custa relembrar o nome dos "nine old men":  Les Clark, Wolfgang Reitherman, Eric Larson, Ward Kimball, Milt Kahl, Frank Thomas, Ollie Johnston, John Lounsbery e Marc Davis.

Canemaker, John: Paper Dreams - The Art and Artists of Disney Storyboards. Ed. Hyperion - 1999 - 272 pags. (Hardcover)
John Canemaker é provavelmente o melhor autor na atualizade quando o assunto é animação. Seus livros sempre são considerados os melhores e este foi considerado o melhor livro de animação de 1999. Canemaker também marca presença com seus comentários em alguns DVDs especiais da Disney como "Fantasia", "Branca de Neve" e "Dumbo".
"Paper Dreams" é um livro relacionado a arte e aos artistas (muitas vezes esquecidos)  dos storyboards - que constroem a história do filme antes de seguir para os animadores durante o processo de produção. Dos antigos artistas como Bill Peet e Ted Sears até os contemporâneos Paul e Gaëtan Brizzi, Glen Keane, Chris Sanders e Brenda Chapman... o livro é um paraíso para quem gosta de animação. O livro mostra alguns storyboards de "Kingdom of the Sun", uma foto de Salvador Dalí trabalhando em "Destino", além de idéias originais para muitos dos filmes. Livro nota 10!

Canemaker, John: Treasures of Disney Animation Art. Harry N. Abrams; 1982. 320 pags
Gigantesco livro de arte, é conhecido como complemento do excelente "Illusion of Life", contendo muitas imagens que não couberam no outro livro. Contém imagens enormes de produções desde os primórdios do estúdio, passando pelos longas clássicos dos anos 30, 40 e 50, até chegar em "O Caldeirão Mágico". Existe uma versão "pocket" deste livro, mas é altamente recomendável que se procure a edição original onde é possível apreciar de verdade a arte Disney.

Canemaker, John: Winsor McCay: His Life and Art. Abrams; 2005. 272 pags
Edição revisada e atualizada sobre um dos grandes pioneiros da animação, Winsor McCay. O livro é caprichado e mantém o mesmo nível de excelência dos demais livro do Canemaker. Destaque para as tiras de "Little Nemo in Slumberland".

Conellan, Tom: Nos Bastidores da Disney - os segredos da mais poderosa empresa de diversões do mundo. Ed. Futura - 1999 - 176 pags (Paperback)
O autor tenta contar segredos de uma boa administração que, usando alguns passos da Disney, poderia trazer sucesso a qualquer empresa. O livro é muito gostoso de ler e têm curiosidades muito legais, principalmente sobre o Walt Disney World. E é uma edição em português. Dica para quem gosta de administração!

Cotter, Bill: The Wonderful World of Disney Television - A Complete History. Ed. Hyperion - 1997 - 630 pags (Hardcover)
É a bíblia para quem quer saber tudo (ou quase tudo) sobre os programas, filmes, especiais e séries Disney para a televisão, incluindo a sinopse de todas elas incluindo os seriados animados. É um dos livros que mais prezo na minha coleção. O autor disponibilizou a vena de arquivos eletrônicos com a atualização do livro, com toda a produção televisa de Disney a partir de 1997. Este é um título que merecia uma nova edição com urgência.

Cotta Vaz, Mark: The Art of Finding Nemo. Chronicle Books; 2003. 160 pags.
Você pergunta: onde estão aqueles livros de arte dos filmes que a Disney lançava todo ano? Bem, os livros de arte não existem mais como eram, mas a concorrente direta, a Pixar, tomou o posto nesse quesito e tem lançado ótimos livros com alta qualidade gráfica. Neste, sobre "Procurando Nemo", o texto é excelente e as imagens de pré-produção são fantásticas. Considerado um dos melhor livros de arte (para animados) dos últimos anos.


Livros   A - C / C - G / G - M / M - S / S - Z

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.