Buscar
cheap jordans|wholesale air max|wholesale jordans|wholesale jewelry

Colunas

Matérias Anteriores

Em Produção

Livros Disney (e animação) - autores G a M

Livros Disney (e animação) - autores G a M

Por Celbi Pegoraro

Continuação da bibliografia Disney (e outros temas). Para ver o começo clique aqui.


Livros   A - C / C - G / G - M / M - S / S - Z

Grant, John: Encyclopedia of Walt Disney´s Animated Characters - From Mickey Mouse to Hercules. Ed. Hyperion - 1998 - 460 pags. (Hardcover)
Este é o melhor guia para quem deseja se informar sobre todos (ou quase todos - a tarefa de catalogá-los é difícil) os personagens já criados pela Disney, desde os anos 20 até "Hercules" de 1997. Além de ser muito ilustrado e possuir fichas técnicas completas, o livro revela algumas curiosidades interessantes sobre os filmes e seus personagens.

Green, Howard; Green, Amy: Remembering Walt - Favorite Memories of Walt Disney. Hyperion; 1999. 212 pags
Provavelmente a maior coleção de memórias já compiladas. Livro excelente para descobrir um pouco como era o Walt Disney no dia-a-dia e como os funcionários o viam. Outro destaque são as fotos inéditas de Walt Disney publicadas pela primeira vez.

Green, Howard: The Tarzan Chronicles. Ed. Hyperion - 1999 - 192 pags. (Hardcover)
Escrito pelo veterano publicitário da Disney, este livro é mais um dos "coffee books" da série "The Art of". Para celebrar o lançamento do filme, foram lançados dois livros (um menor e mais resumido, e este). Com certeza, "Tarzan Chronicles" é considerado o melhor dos dois. Ainda que com suas faltas (em alguns pontos), o livro mostra bastante sobre a história de produção filme, incluindo dados sobre o diário de Glen Keane e dos diretores ao longo da produção. A criação das canções de Phil Collins também é citada. O livro também apresenta o desenvolvimento dos personagens, os efeitos e as dificuldades de criar Tarzan - tudo com muitos sketches, designs e imagens finalizadas. Ótimo livro!

Greene, Katherine and Richard: Inside the Dream - The Personal Story of Walt Disney. Ed. Disney Editions - 2001 - 191 pags - (Hardcover)
Escrito pelo casal Katherine and Richard Greene, este livro tenta passar em 191 páginas o resumo da biografaia de Walt Disney intercalado com comentários de vários amigos, historiadores e parentes. Pode-se dizer que este livro é o complemento (ou acompanhante) do famoso documentário "Walt: o Homem Atrás do Mito" (Walt: The Man Behind the Mith), que foi exibido no Brasil pela HBO. O livro é impresso em papel especial e é bem grande - bem ao estilo dos "coffee books". Se por um lado, muito do que é contado no livro já é sabido pelos verdadeiros fãs de Disney, as fotos dão um verdadeiro show a parte: de uma foto familiar recente com Diane Miller, seus irmãos e neta até fotos das imagens computadorizadas do projeto original EPCOT. Uma das idéias do livro foi tentar desmentir fatos citados por outros livros (sensacionalistas) sobre Walt. Foi um dos doi livros imperdíveis lançados em 2001 (o outro foi o "Nine Old Men" do John Canemaker).

Grover, Ron: The Disney Touch - Disney, ABC & the Quest for the World´s Greatest Media Empire. Ed. Irwin - 1997 - 334 pags. (Paperback)
Versão atualizada do livro que é considerado o melhor quando o assunto é a história da Disney a partir da administração Eisner-Wells. É considerado a continuação do livro "Storming the Magic Kingdom" que fala sobre o período de crise nos anos 80. Este é o melhor livro para quem deseja conhecer a companhia a partir da entrada de Michael Eisner em 1984. Possui dados interessantes sobre Katzenberg, Roy E. Disney, a compra da rede ABC e os parques temáticos. Uma das partes mais interessantes do livro são os capítulos que contam os problemas enfrentados pela Disney com a família de Jim Henson (criador dos Muppets); com Sid Sheinberg e a MCA devido aos planos do Disney-MGM Studios; e ainda o envolvimento de George Lucas e Steven Spielberg em projetos Disney, além da compra da rede de televisão ABC. Igualmente curioso são os ambiciosos planos de expansão que a Disney anunciou em 1990 como "Disney Decade". O livro aborda alguns desses projetos como o "Westcot" - uma versão do Epcot na Califórnia que nunca foi construído.  Recomendado!

Heide, Robert; Gilman, John: Disneyana - Classic Collectibles (1928-1958). Hyperion; 1994. 192 pags
Pequeno livro catalogando item colecionáveis de disneyana do período entre 1928 e 1958. Destaque para os relógios do Mickey.

Hench, John: Designing Disney - Imagineering and the Art of the Show. Disney Editions; 2003 152 pags
É sempre bom quando sai um novo livro sobre os imagineers, especialmente um que foi tão importante para a Disney e seus parques. O livro contem documentos de arte nunca vistos antes e comentários incríveis do veterano imagineer e Lenda Disney, John Hench. É uma grande dica para quem curte os parques temáticos. Lançamento de 2003, é do grupo dos que não podem faltar na coleção como é o caso do "The Disney Treasures", "The Art and Flair of Mary Blair" e "The Haunted Mansion" (lançamentos do mesmo ano).

Holliss, Richard; Sibley Brian: The Disney Studio Story. Crown; 1988. 256 pags

O livro é dividido em duas partes. A primeira é a história completa do estúdio. A segunda é uma filmografia completa com comentários. Inclui detalhes históricos fascinantes e fotos dos filmes mais obscuros. Recomendado!

Imagineers: Imagineering Way - Ideas to Ignite your creativity. Disney Editions; 2003. 208 pags
Pequeno livro com muitas histórias dos imagineers sobre como ocorreu o "estado" para criar alguma novidade para os parques Disney. Fãs mais saudosistas do Epcot irão adorar os inúmeros desenhos do dragão Figment ao longo do livro.

Junior, Gonçalo: O Homem Abril - Cláudio de Souza e a história da maior editora brasileira de revistas. Opera Graphica Editora; 2005. 304 pags.
A história das três primeiras décadas da Editora Abril, a partir da visão e da vida profissional do jornalista e advogado Cláudio de Souza que, em quase 25 anos, foi um de seus mais destacados colaboradores. Foi responsável pelo lançamento de gibis como "Mickey", "Zé Carioca", os "Manuais Disney", "Disney Especial", e fundou o "Centro de Criação" para formar desenhistas e roteiristas. Uma revisão ajudaria a tirar certas falhas do livro, além de um índice para facilitar alguns temas.

Koenig, David: Mouse Under Glass. Ed. Bonaventure Press - 2001 - 286 pags. (Paperback)
Um livro que nos mostra as histórias por trás da produção dos filmes animados. Nada que realmente a maioria dos fãs Disney já não saibam pesquisando na internet.

Kurtti, Jeff: Since the World Began - Walt Disney World - The First 25 Years.  Ed. Hyperion - 1996 - 192 pags. (Hardcover)
Com certeza este é um dos melhores livros já criados para contar a história do complexo Walt Disney World e sua expansão. Além de citar a nova nomenclatura do complexo, o livro é repleto de curiosidades sobre os parques, sua construção e o período de expansão, além de possuir um preview sobre o Animal Kingdom. O livro é um pouco criticado devido a falta de mais detalhes em muitas atrações e que a qualidade do papel e das fotos poderia ser melhor, mas é uma sugestão certa se você está pensando na história do Walt Disney World.

Kurtti, Jeff: The Art of Mulan. Ed. Hyperion - 1998 - 192 pags. (Hardcover)
Esse livro é um dos melhores da série "The Art of", porque mostra uma grande quantidade de material de pesquisa para a produção do filme. Além disso, existem muitos sketches, designs e imagens finais do filme, incluindo trabalho para as cenas cortadas. Bom livro!

Kurtti, Jeff: Treasure Planet - A Voyage of Discovery.  Disney Editions - 2002 - 128 pags - (Paperback)
O filme foi um fracasso de bilheteria, mas isso não quer dizer que ele seja ruim. "Planeta do Tesouro" possui efeitos incríveis e uma animação primorosa. O livro explora muitos detalhes da história, aliás alguns não explicados no próprio filme. Mas o forte com certeza são os detalhes sobre a criação do filme e dos personagens - incluindo vários conceitos preliminares, sketches e cenas finalizadas. O livro vale a pena!

Lefkon, Wendy (editor): Brother Bear - A Transformation Tale. Disney Editions; 2003. 124 pags (Hardcover)
Livro compacto mas de ótima qualidade sobre a produção do longa animado "Irmão Urso" de 2003. Detalhe para alguns detalhes problemáticos da produção, que normalmente é oculto nesse tipo de livro. Contem muitas imagens de pré-produção, storyboards e cenas finalizadas.

Maltin, Leonard: Of Mice and Magic - A History of American animated Cartoons. Plume; 1980. 486 pags.
O crítico de cinema Leonard Maltin escreveu o que é considerado por muitos a mais completa história da animação dos EUA até o momento. Com inúmeras imagens (cerca de 300) e texto muito bom, só peca pelo número pequeno de imagens em cores. Se você não consegue acompanhar o estilo mais acadêmico de "Hollywood Cartoons", a dica é tentar este aqui!

Maltin, Leonard: The Disney Films - 4a. edição. Ed. Disney Editions - 2000 - 422 pages. (Paperback)
O famoso crítico de cinema, Leonard Maltin, criou um livro fantástico sobre a história dos filmes lançados pela Disney. O ponto forte: muitos dos filmes antigos das décadas de 50, 60 e 70 são lembrados com muitos detalhes. O ponto fraco: todas as fotos são em preto-e-branco. Mas o livro vale a pena, principalmente pelos filmes antigos (incluindo as comédias da época).

Livros   A - C / C - G / G - M / M - S / S - Z

Voltar



Este site está sob a licença Creative Commons, exceto aonde explicitamente descrito.